Um estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, publicado em julho deste ano no British Medical Journal, mostrou que bebidas açucaradas como refrigerantes, milkshakes e alguns sucos de frutas podem estar ligados ao aumento do risco de câncer. Foram acompanhadas mais de 100 mil pessoas por cinco anos e foram diagnosticados 2.193 cânceres sendo 693 de mama, 291 de próstata e 166 colorretal.

Os pesquisadores dizem que a ligação está fortemente associada ao nível de açúcar no sangue e a resposta de insulina, mas vale ressaltar que são necessários mais estudos para comprovar a relação causal entre bebidas doces e câncer.

“Embora a pesquisa não seja uma prova concreta da relação com o câncer pelo tipo de estudo em questão, o consumo dessas bebidas interfere na obesidade que é um desencadeador da doença e de outras enfermidades. Já era conhecida a ligação com obesidade e diabetes. O ideal é que a ingestão seja sempre pequena em frequência e quantidade”, explica o endocrinologista João Carlos Gonçalves Júnior.

Os autores do estudo definem bebida açucarada como aquela que contém mais de 5% de açúcar. Isso inclui sucos de fruta – mesmo aqueles que não têm adição de açúcar, refrigerantes, energéticos e milkshakes adoçados, além de chás e cafés feitos com açúcar.

Eles recomendam beber menos de um copo ou lata por dia de bebida açucarada. Nosso endocrinologista ainda considera muito. O estudo concluiu que consumir um adicional de 100 mililitros por dia pode aumentar o risco de desenvolver câncer em 18%.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade