Técnica permite que os médicos alcancem partes que procedimentos como a endoscopia alta e colonoscopia não conseguem

A Enteroscopia por Balão Duplo é um método mais indicado e seguro para avaliação do intestino delgado. De acordo com médico cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista, Silvio Feiber Filho, a técnica permite que sejam alcançadas partes do órgão que não são conseguidas usando procedimentos endoscópicos padrões.

“Essa técnica possibilita avaliar todo o intestino delgado, parte do tubo digestivo inacessível à Endoscopia Digestiva Alta e à Colonoscopia. Além de permitir o diagnóstico de diversas patologias e também a realização de várias ações terapêuticas”, destaca o médico.

O procedimento é indicado para a investigação e até o tratamento de hemorragia digestiva de origem obscura (5% das hemorragias digestivas), anemia ferropriva sem causa, síndromes polipoides localização, biópsias e/ou tratamento (retirada) de tumores (linfomas, adenocarcinomas, carcinoides, tumores estromais, etc), doença celíaca (retirar), avaliação de paciente com cirurgias abdominais com alteração do intestino delgado (cirurgia da obesidade, Y de Roux, etc), retirada de corpo estranho, realização de jejunostomias.

Para a realização do procedimento o paciente é preparado como se fosse fazer uma endoscopia digestiva alta – via oral, ou semelhante ao da colonoscopia, se a via de acesso for anal. E é realizada com sedação profunda ou com anestesia geral, sempre supervisionada por médico anestesista.

“Ela é feita por meio de um videoendoscópio semelhante ao endoscópio, acoplado a um tubo (overtube). Em sua extremidade tem um balão de silicone que pode ser insuflado com ar ou com dióxido de carbono, permitindo o ancoramento destes dispositivos na luz do intestino”, explica.

De acordo com Dr. Silvio, que atende no Gastro Medical Center, em Florianópolis, o procedimento tem baixas taxas de complicações, e algumas das lesões identificadas com cápsula endoscópica podem ser biopsadas, retiradas ou tratadas durante a Enteroscopia por Balão Duplo, sendo uma alternativa à cirurgia.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade