O mês de outubro é dedicado em todo o mundo a atividades de esclarecimento sobre a prevenção e identificação precoce do câncer de mama, por meio da campanha Outubro Rosa. O objetivo é que com mais informações seja possível identificar a redução da mortalidade pela doença que mais acomete as mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do biênio 2018/2019, devem ser diagnosticados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

O Gastro Medical Center reforça que o diagnóstico rápido é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama, pois quanto antes identificado menos chances o tumor tem de se desenvolver. A recomendação é que mulheres acima de 40 anos realizem a mamografia anualmente, além da consulta regular com o ginecologista ou mastologista.

Outra orientação importante é que a mulher realize a auto palpação e observe as mamas sempre que se sentir confortável para tal – seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, sem nenhuma recomendação de técnica específica. O objetivo é identificar pequenas alterações mamárias e em caso suspeito procurar ajuda médica. A maior parte das mulheres com câncer de mama (65%) identificou a doença por meio da palpação ocasional em comparação com o autoexame mensal (35%).

Entre formas de prevenção estão alimentação saudável, prática de atividade física frequente, peso corporal adequado e não fumar. A amamentação é outro fator de prevenção do câncer de mama, e reduz o risco de contrair a doença em 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação.

Fonte: Ministério da Saúde e Inca

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: [email protected]
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade