Dia 1º de setembro é o dia do médico Endocrinologista e uma boa oportunidade de falarmos sobre os medicamentos injetáveis para combate à diabetes com o Endocrinologista do Gastro Medical Center, João Carlos Gonçalves Júnior.

A diabetes mellitus tipo 2 é a mais comum entre a população e um de seus tratamentos é a aplicação de medicamentos injetáveis para o controle

glicêmico. Hoje no mercado há uma variedade de opções:

O Xultophy ® foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2018.  O composto formado entre a insulina degludeca e liraglutida é indicado para o tratamento em adultos.

“O Xultophy ® é apenas para diabéticos e não utilizado para emagrecimento como alguns outros, pois é uma mistura com insulina. Seria uma forma de melhorar o controle glicêmico sem o ganho de peso que poderia decorrer do uso da insulina isoladamente, além do benefício sobre o mecanismo do GLP-1, substância produzida pelo corpo que reduz o apetite”, explica o endocrinologista João Carlos.

Tanto Victoza ® como Saxenda ® são produtos que têm como princípio ativo a liraglutida e a diferença está na dosagem deles.  A composição estimula a liberação de insulina pelo pâncreas proporcional aos níveis de glicose. Ambos os medicamentos também são utilizados para tratar a obesidade em não diabéticos, tendo em vista sua ação no mecanismo de saciedade.

“ Também estão disponíveis no mercado o Trulicity® que tem a vantagem de ser injetado apenas uma vez por semana, o Lyxumia® que não deve ser usado para emagrecer e sim para controlar a glicose após as refeições, e o Ozempic® que é o produto lançado mais recentemente. O médico fará a indicação de acordo com as peculiaridades de cada paciente”, explica João Carlos.

Vale ressaltar que o diabetes tipo 2 pode ser tratado com alimentação adequada, exercícios físicos e perda de peso, associadas ou não a medicamentos por via oral. Em muitos casos é necessária fazer a aplicação do uso de insulina em algum momento. O médico Endocrinologista é o profissional capacitado para orientar o paciente. 

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: [email protected]
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade