A gordura vegetal hidrogenada, popularmente conhecida como gordura trans, é uma gordura que passou por processo de hidrogenação industrial ou natural. Algumas carnes podem possuir esta gordura, mas a que deve ser evitada é a produzida pela indústria, que a acrescenta aos alimentos para melhorar a textura, dar crocância e aumentar o prazo de validade.

Mas por que não devemos consumi-la? Como identificar os alimentos que contém essa gordura?

A nutricionista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Caroline Faé, explica que a ingestão de gorduras trans está associada ao aumento nos níveis de LDL (colesterol ruim), diminuição do HDL (colesterol bom) e maior risco de derrames e infartos. 

Ela está presente em inúmeros alimentos, como salgadinhos, margarinas, produtos de panificação, sorvetes, biscoitos, refeições congeladas processadas (pizzas, lasanhas, nuggets, etc.), entre outros.

 “Além de saber em quais alimentos ela costuma estar presente, é essencial prestar atenção aos rótulos, uma vez que a legislação permite a alegação de ‘zero gordura trans’ se a porção selecionada tiver menos de 0,2g da gordura. Vale ressaltar que a porção não é todo o conteúdo do alimento na embalagem, mas apenas uma parte. Biscoitos recheados, por exemplo, costumam ter a porção composta apenas por duas a três unidades, e você, provavelmente, vai consumir mais do que isso, não é?”, comenta a nutricionista.

Outro fator importante é ler a lista de ingredientes, já que a gordura trans pode ser citada com outros nomes, tais como gordura vegetal hidrogenada, gordura vegetal parcialmente hidrogenada, creme vegetal, gordura vegetal. “Dê sempre preferência a gorduras naturais benéficas para nosso organismo, como peixes, oleaginosas, abacate e azeite de oliva”, orienta.

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Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

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