O exame de cápsula endoscópica é realizado por meio da ingestão de uma cápsula, que tem uma microcâmara de alta resolução, capaz de tirar três fotos por segundo durante 12 horas, que é o tempo de duração da bateria.

Durante o exame, são registradas aproximadamente 120mil fotos, que são armazenadas em um gravador colocado na cintura do paciente. As imagens são a forma que o médico tem para realizar o diagnóstico do quadro clínico.

A cápsula endoscópica tem diversas indicações, sendo as mais comuns: sangramento de origem obscura, investigação de doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa e doença de Crohn), análise do intestino delgado em pacientes com anemia a esclarecer, cólicas abdominais de origem obscura, monitoramento preventivo de câncer colorretal, doença celíaca, tumores intestinais. Também é indicada para pacientes com contraindicação para a sedação e que precisam realizar endoscopia e/ou colonoscopia.

Uma grande vantagem da cápsula endoscópica é que este exame permite percorrer boa parte do sistema digestivo, podendo encontrar lesões e outras doenças fora do alcance da endoscopia e da colonoscopia isoladamente, em áreas onde apenas a enteroscopia alcança.

A cápsula é eliminada junto das fezes, sem a necessidade de laxativos ou outras medidas, sendo na maioria das vezes, imperceptível. O dispositivo é descartável, não sendo necessário recuperar o mesmo.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: [email protected]
Website: gastro.floripa.br

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade