
O nome até parece estranho: Tricoscopia, no entanto, esse exame realizado por profissionais da área da dermatologia é fundamental no diagnóstico de doenças do couro cabeludo e também da haste capilar. De acordo com a dermatologista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Solange Emanuelle Volpato Steckert, o procedimento realizado por imagens avalia a presença de descamação, a sua localização, a espessura do fio do cabelo, entre outros aspectos da região.
Para que serve?
Avaliar e diagnosticar algumas doenças e, segundo a dermatologista, principalmente, fazer o diagnóstico precoce do surgimento de quadros de alopecias.
Entre as doenças diagnosticadas estão: alopecia androgenética – a famosa calvície – , o eflúvio telógeno (perda de cabelos decorrente de um distúrbio no ciclo de vida capilar), líquen plano (uma doença inflamatória que afeta o couro cabeludo), alopecia frontal fibrosante (um tipo de queda permanente de cabelos que atinge mais as mulheres), entre outras. “O exame é muito utilizado para avaliar a eficácia do tratamento proposto e também para realizar diagnósticos em casos mais difíceis”, destaca a dermatologista.
Como é feito a Tricoscopia?
Uma sessão dura em média 30 minutos e são realizadas fotografias panorâmicas com zoom afim de avaliar o couro cabeludo. Para a realização do mesmo, em alguns casos, será preciso molhar os cabelos.
De acordo com a médica, a rotina do exame varia de acordo com o problema relacionado. “Nos casos de alopecia é preciso fazer uma avaliação a cada seis meses ou um ano para fazer um melhor acompanhamento do caso”, explica.
A dermatologista destaca ainda que tanto homens, quanto mulheres podem fazer o exame, independentemente da idade.
**************************
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243