No Dia da Conscientização da Obesidade Mórbida Infantil –  3 de junho, o endocrinologista do Gastro Medical Center, João Carlos Gonçalves Júnior, alerta sobre os cuidados para combater esta doença que afeta milhares de crianças em todo o mundo. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a prevalência de obesidade infanto-juvenil no Brasil subiu 240% nas últimas duas décadas.

João Carlos reforça que a doença pode ser provocada por diversos fatores, desde uma alimentação rica em açúcares e gorduras, sedentarismo, distúrbios hormonais, aspectos genéticos e psicológicos. “É imprescindível a conscientização dos pais para que busquem investir em uma educação, e se for o caso, na reeducação alimentar saudável e atividades físicas para as crianças. Além disso, é importante o acompanhamento de um profissional para auxiliar no processo, tendo em vista que a obesidade pode ser desencadeada por diversas razões”, explica.

Crianças acima do peso tendem a continuar obesas na fase adulta e são mais propensas a problemas de hipertensão, diabetes e doenças cardíacas.

Veja algumas dicas sugeridas pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso):

– Comer bem pode ser divertido: Escolha um dia para que as crianças participem da preparação das refeições. Leve-os à feira, por exemplo. Faça o preparo dos alimentos em conjunto. Faça a refeição à mesa, com a família reunida. Se possível, planeje as demais refeições. Faça listas de supermercado para não exagerar nas compras. Tenha frutas, verduras e legumes em casa, à disposição e visíveis para as crianças.

– Beber água é fundamental para ter mais saúde: evite bebidas açucaradas e se tiver oportunidade, não ofereça refrigerante aos seus filhos.

– Ajude seus filhos a praticarem atividades que requeiram esforço físico. Promova uma corrida de bicicleta, leve-os ao parque, junte os amiguinhos para jogos que exijam movimentação corporal. Limite o tempo da TV, do computador e celulares.

– Crie uma rotina de sono. Esse é um fator essencial para garantir mais saúde para seu filho. Dormir bem ajuda a prevenir sobrepeso e obesidade.

Fontes: SBEM / Abeso 

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade