O 31 de maio foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 como o Dia Mundial sem Tabaco como forma de alertar sobre as doenças e as mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. De acordo com a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, chegando aos quase cinco milhões de óbitos anuais, ou seja, mais de 10 mil por dia. Dados do Ministério da Saúde apontam que o aparelho digestivo é um dos afetados pelas 50 doenças diferentes que o consumo de derivados de tabaco provoca, com destaque para o câncer.

O consumo do tabaco e derivados no sistema digestivo provoca a diminuição da contração do estômago e dificulta a digestão, além de piorar os sintomas do refluxo. E não é só. O tabaco altera o paladar e induz à produção de ácido clorídrico e facilita a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, promovedora da úlcera gástrica e fator de risco para o câncer gástrico.

Substituir o hábito de acender um cigarro depois do almoço por outra técnica que desvie a atenção é um bom começo. Lembre-se que a rede pública de saúde no Brasil é muito eficiente nos tratamentos para tabagistas. Procure orientação médica e amplie suas chances de ter uma vida saudável e mais longa.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade