O jornal Notícias do Dia divulga nesta sexta-feira, 24 de maio, artigo assinado pelo médico coloproctologista do Gastro Medical Center, Alvaro Steckert Filho sobre a campanha Maio Roxo.

Maio Roxo

Com o objetivo de conscientizar a população e incentivar o diagnóstico precoce das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória do Brasil (GEDIIB), juntamente com clínicas e outras entidades e centros de estudos que se dedicam ao aparelho digestivo, realizam o Maio Roxo.

As Doenças Inflamatórias Intestinais, principalmente a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn, afetam significativamente a qualidade de vida dos pacientes, incluindo a convivência familiar e social, desenvolvimento profissional e até mesmo a vida sexual. Isso porque pessoas com este diagnóstico podem ter complicações como fístulas e outros tipos de lesões que não afetam somente o intestino, mas também problemas oculares, articulares, pele, boca, vias biliares, fígado e dificuldades na manutenção do peso.

A origem destas enfermidades, que atinge tanto homens quanto mulheres em sua maioria no pico da juventude, por volta dos 30 anos, não está completamente esclarecida. Fatores genéticos e ambientais como a modificação das bactérias luminais e o aumento da permeabilidade intestinal, podem justificar a má regulação da imunidade do intestino.

Em muitos casos, o diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais é arrastado pelo desconhecimento de suas principais manifestações clínicas. Exames complementares auxiliam o médico no diagnóstico e cada paciente será orientado de acordo com o seu quadro clínico, não estando descartada a possibilidade de cirurgia. No entanto o paciente precisa estar atento aos sinais e assim que observar algo de errado procurar um especialista.

É grande o desafio em tratar sobre o assunto com a sociedade, tendo em vista o pudor que há em falar sobre o tema. Precisamos alertar à população que quanto antes diagnosticadas as inflamações intestinais, mais chances de evitar os transtornos causados pelo desenvolvimento destas doenças, que apesar do avanço nos tratamentos, não têm cura. A avaliação de um especialista pode fazer a diferença!

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243


Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade