Problema pode interferir na convivência familiar e social

Durante todo o mês de maio, o Grupo  de Estudos da Doença Inflamatória do Brasil (GEDIIB) juntamente com clínicas e outras entidades e centros de estudos que se dedicam às doenças do aparelho digestivo, abrem espaço para falar sobre doenças inflamatórias intestinais (DIIs). O Maio Roxo tem o objetivo de conscientizar sobre o problema diagnosticado em qualquer idade, principalmente no pico da juventude, por volta dos 30 anos.

As doenças inflamatórias intestinais afetam significativamente a qualidade de vida dos pacientes, devido aos sintomas como diarreia crônica, dor abdominal recorrente, anemia crônica e fadiga. Com isso, interferem também na convivência familiar e social, desenvolvimento profissional e até mesmo na vida sexual.  

“Pacientes com este diagnóstico podem ter deformidades como fístulas e outros tipos de lesões que não afetam somente o intestino. São diagnosticados também problemas oculares, articulares, de pele, aftas orais, de vias biliares, fígado e dificuldades de ganho de peso, situação que abrange 30% dos portadores da inflamação”, explica Juliana Stradiotto Steckert, coloproctologista da clínica Gastro Medical Center, em Florianópolis, apoiadora da campanha.

A Retocolite Ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DC) são as principais dessas enfermidades. Apesar de serem mais comuns em países desenvolvidos, os casos vêm aumentando em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

“O motivo é que pessoas menos expostas a infecções na infância ou condições anti-higiênicas, perdem microrganismos potencialmente ‘benignos’ ou não desenvolvem um repertório imune suficiente porque não tiveram contato com organismos agressivos”, esclarece a médica.

Apesar das DIIs não terem cura, quando tratadas adequadamente, há melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes diminuindo-se o índice de complicações.

*****
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030-2930
Whatsapp: (48) 3030-2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 RQE 6243
*****

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade