Sabe aquele hábito de levar o celular, revista ou jornal para se distrair no banheiro?  Ele não faz nada bem para saúde e é desaconselhado pelos especialistas.

O coloproctologista Alvaro Steckert Filho, Gastro Medical Center em Florinópolis, explica que ao terminar de fazer as necessidades, o ato de continuar sentado no vaso sanitário interagindo no celular ou estendendo o tempo de leitura mantém a pressão no reto e canal anal e pode causar hemorroidas – “veias” inchadas localizadas na parte inferior do reto ou no ânus. “O correto é assim que terminar, se levantar”, orienta.

Alvaro explica que apesar de ser raro também pode haver prolapso retal, ou seja, o reto ir para fora do corpo. Recentemente, um chinês passou por essa situação ao ficar durante 30 minutos no celular após evacuar. “O prolapso acontece quando os músculos do assoalho pélvico e os ligamentos são frouxos e a pessoa faz muito esforço. Essa situação ocorre em pacientes que já têm predisposição genética para ter a doença”, esclarece.

Além dos transtornos mencionados, o hábito também é anti-higiênico, tendo em vista que todas as bactérias que ficam na mão após se limpar, passam para o telefone ou qualquer outro objeto tocado.

Na hora de ir ao banheiro, melhor deixar o celular de lado. Sua saúde agradece! 

*****
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030-2930
Whatsapp: (48) 3030-2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 RQE 6243
*****

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade