Para a nutricionista Caroline Faé a cobrança por um padrão estético é praticamente impossível de ser alcançada pela maioria das pessoas

É comum ouvir falar de pessoas que fazem restrições excessivas afim de emagrecer. Segundo a nutricionista Caroline Faé, que trabalha no Gastro Medical Center, em Florianópolis, algumas pessoas optam até por restrições de grupos alimentares inteiros, como os carboidratos em dietas very low carb (baixíssimo consumo de carboidratos) e cetogênicas (dieta rica em gordura).

“Acredito que o que leva as pessoas a fazerem isso é a cobrança para que as mesmas se encaixem em um padrão, que é praticamente impossível de ser alcançado pela maioria das pessoas”, destaca.

Existem ainda casos em que a pessoa faz a total exclusão de produtos animais e industrializados em dietas que prometem um efeito de desintoxicação do organismo. Há também os desafios em que quem participa fica sem consumir certos tipos de alimentos por um determinado período. Neste caso, os mais comuns são os açúcares, álcool e as frituras.

Males provocados pelas restrições

De acordo com a nutricionista, se as restrições forem de grupos alimentares inteiros, existe o risco de deficiência de nutrientes. E isso pode contribuir também para o desenvolvimento de transtornos alimentares, como ortorexia (distúrbio alimentar caracterizado pela obsessão em comer saudável), compulsão alimentar, bulimia e anorexia.

Porque é difícil emagrecer?

“O emagrecimento depende de mudança de hábitos e comportamento, e isso demanda tempo e paciência”, ressalta Caroline.

A nutricionista indica que as pessoas que querem emagrecer precisam evitar alimentos industrializados, fazer exercícios físicos e ter a mente focada. E isso precisa virar uma constância.

“Os resultados disso vão depender do que você fizer na maior parte do tempo, portanto, não há necessidade de grandes restrições alimentares”, completa.

Jejum intermitente

Essa é uma das situações que está na moda e há quem faça a recomendação pela internet sem qualquer critério. O jejum intermitente é quando há interrupção da ingesta de alimentos em um período determinado de tempo.

“Quando a pessoa respeita os limites do próprio corpo e tem acompanhamento profissional, pode trazer bons resultados, porém, se a busca é por emagrecimento, existem inúmeras estratégias que podem ser adotadas, já que passar grandes períodos sem se alimentar pode ser um sofrimento”, completa.

A procura por orientação profissional, que alia consulta médica com orientação nutricional é o melhor primeiro passo para quem não só busca emagrecer, mas manter-se no peso adequado por toda a vida. 

*****
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030-2930
Whatsapp: (48) 3030-2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 RQE 6243
*****

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade