“Além do atrito e não limpar de maneira adequada, o uso de papel higiênico pode gerar problemas”, diz a médica coloproctologista Juliana Stradiotto Steckert

               Como a região anal não é uma superfície lisa, mas sim, enrugada e algumas pessoas têm plicomas – que são excesso de pele ao redor do ânus, a ducha higiênica é a melhor alternativa para a higiene após a evacuação. De acordo com a médica coloproctologista, Juliana Stradiotto Steckert, que atende no Gastro Medical Center, em Florianópolis, assim como é feito com as mãos, é preciso lavar com água o orifício.

               “Nem todo mundo está acostumado com essa opção, no entanto, além de ser mais ecológica e menos poluente que o papel, a água faz uma limpeza mais eficaz da região”, destaca.

               A médica alerta que o uso do papel higiênico é contraindicado e o mesmo pode ser um vilão da higiene anal. “O uso do papel para limpar só espalha a sujeira. Além do atrito, a maioria das pessoas esfrega bem e isso pode machucar a pele ocasionando dermatite, fissuras, infecções e as hemorroidas podem ficar sensíveis e sangrar com mais facilidade. Imagina quem vai mais de uma vez por dia ao banheiro?”, explica.

            Segundo Juliana, outra solução é fazer o uso de lenços umedecidos ao invés do papel higiênico na limpeza após a evacuação.  “Muita gente diz que o uso deles causa alergia. A maioria dos produtos no mercado é desenvolvida para bebês e portanto, dificilmente provocarão reação nos adultos”, orienta ao frisar que muitas pessoas não secam a região após o uso do lenço umedecido e como fica molhada, pode gerar assaduras.

O único uso recomendado do papel higiênico, de acordo com a coloproctologista, é para secar a região após o uso da ducha ou do lenço umedecido. Outra alternativa, que pode ser uma opção para quem não tem a ducha higiênica é molhar o papel para fazer a limpeza da região anal.

Sobre papel higiênico com textura, colorido e perfumado, a Juliana é enfática: “Não são recomendados também”. Em caso de viagens, festas e eventos fora de casa ou de ambiente apropriado para higiene a médica recomenda: “Lenço umedecido na bolsa, no carro, no local de trabalho. É uma adaptação fácil e muito mais higiênica e saudável”.

*****
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030-2930
Whatsapp: (48) 3030-2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 RQE 6243
*****

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade