Segundo a coloproctologista Juliana Steckert a doença gastrointestinal acomete cerca de 20% da população brasileira

Quem nunca teve aquela sensação desconfortável por ficar alguns dias sem ir ao banheiro? E aquela sensação de aperto e distensão abdominal? Quando isso ocorre de maneira ocasional não é considerado um problema sério. Mas se você vive essa rotina de evacuar poucas vezes, é bom você buscar ajuda de um médico coloprocotologista: isso pode ser constipação!

De acordo com a coloproctologista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Juliana Stradiotto Steckert, a constipação é identificada em pessoas de todas as idades e acomete pelo menos 20% da população brasileira. “O critério para o diagnóstico da constipação ou prisão de ventre está relacionado a uma série de fatores que não necessariamente somente problemas para evacuar ou dias sem evacuar. É um conjunto de sinais e sintomas conhecido como critérios de Roma. Seu somatório define a constipação e nos aponta o caminho para o tratamento mais adequado”, destaca.

O diagnóstico é baseado na história que o paciente relata e as causas geralmente estão relacionadas ao estilo de vida “Para que o intestino possa funcionar bem a pessoa precisa de uma dieta rica em fibras e associada com bastante consumo de água. De pouco adianta consumir produtos integrais e deixar de lado a ingestão de líquidos. E é claro manter a prática de atividades físicas”, conclui ao informar que o tratamento também pode incluir inclusive auxílio de fisioterapia para melhorar o funcionamento do assoalho pélvico.

*****
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030-2930
Whatsapp: (48) 3030-2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 RQE 6243
*****

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade