Há 30 anos o mundo inteiro se mobiliza contra uma doença que ainda carrega grande carga de preconceito: a Aids. 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra esta doença, que em 2017, teve redução de 16% dos casos de morte no Brasil.

A Aids segue sem cura apesar dos avançados estudos na área que no momento, conseguem ampliar as formas de prevenção e diagnóstico rápido e início imediato do tratamento.

O HIV, nome do vírus que provoca a Aids, está entre os maiores problemas sociais da humanidade principalmente porque sua principal forma de transmissão é pela relação sexual. Mas também pode ser contraído pelo sangue por uso de agulhas contaminadas, transfusão de sangue sem a realização de testes e também na gestação, parto e amamentação.

Para não se contaminar é recomendado:

  • usar camisinha em todo e qualquer contato sexual, seja ele vaginal, anal ou oral — o uso correto reduz o risco de contaminação em mais de 95%;
  • não compartilhar seringas usadas;
  • evitar o contato com sangue ou outras secreções de qualquer pessoa
  • identificar e tratar toda e qualquer Doença Sexualmente Transmissível, pois elas aumentam o risco de contaminação do vírus HIV.

Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma estratégia de prevenção ao HIV que, inicialmente, era disponibilizada para os profissionais da área de saúde que, acidentalmente, se expunham ao vírus. Desde 2010, a PEP está disponível na sua versão PEP sexual. Estratégia complementar às práticas de sexo seguro, é indicada para situações de risco, como falha ou rompimento do preservativo. Deve ser utilizada assim que a pessoa for exposta e, de imediato, realizado o teste para HIV.

diagnóstico é realizado por testes que identificam a presença do vírus no sangue ou saliva.

Enquanto não há cura, cuide-se. Tratamentos eficientes ainda não são a melhor forma de ter uma vida plena e saudável. Aids não tem cura e depende de você contribuir para que os índices de contaminação continuem caindo em todo o Brasil.

*****
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030-2930
Whatsapp: (48) 3030-2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 RQE 6243
*****

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade