Nutricionista Caroline Faé, do Gastro Medical Center explica as vantagens de cada uma delas

De tempos em tempos surgem novas modalidade de dietas, algumas específicas e outras com restrição de alguns grupos alimentares. Segundo a nutricionista Caroline Faé, dieta é o conjunto de bebidas e alimentos ingeridos que visam a promoção e manutenção da saúde.

“Os modismos alimentares, que costumam ser chamados de dietas, geralmente são baseados em restrição calórica e/ou de grupos alimentares. Isto costuma ser problemático porque pode acarretar em deficiência de nutrientes”, explica.

Para a nutricionista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, as dietas isentas de glúten e lactose, por exemplo, são ótimas e necessárias para pessoas que têm alergia ou intolerância aos mesmos, ou com determinados problemas intestinais. No entanto, para pessoas saudáveis, Caroline explica que não são ideais, pois implicam em uma restrição desnecessária ao indivíduo. Sem contar que nenhum alimento é considerado saudável apenas pelo fato de não ter glúten ou lactose.

No caso das dietas com baixa quantidade de carboidrato, popularmente conhecidas como low carb, a nutricionista explica que elas são uma excelente estratégia para quem têm algum grau de resistência à insulina, esteatose hepática (gordura no fígado), porém, não são imprescindíveis para quem deseja apenas emagrecer.

Entre os modismos, existe também o costume de tentar compensar os exageros alimentares através da ingestão de sucos detox, bebidas que prometem ajudar a desintoxicar o organismo. Geralmente composta por água, frutas, folhas e legumes, a nutricionista conta que essa é uma opção saudável e pode ser ingerida diariamente. Entretanto, é preciso ficar atento e lembrar que os rins e o fígado fazem um “detox” natural e constante do organismo, sem a necessidade de uma bebida específica.

“Particularmente, prefiro adotar estratégias mais restritivas apenas quando o paciente apresenta esta demanda. Para indivíduos saudáveis, que desejam melhorar a qualidade da alimentação ou emagrecer, a ingestão de uma variedade de alimentos naturais e pouco processados costuma ser a melhor pedida, pois acaba tendo mais adesão e, no fim das contas, a dieta que funciona é a dieta que você consegue seguir sempre, sem sofrimento”, completa e alerta: dietas devem ser feitas sob supervisão profissional e adequadas a cada um dos pacientes. Evite buscar ajudas e soluções rápidas e ditas práticas na internet.

 

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