O médico coloproctologista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Alvaro Steckert Filho, assina artigo sobre a campanha Setembro Verde, no jornal de maior circulação em Santa Catarina, o Diário Catarinense.

Leia o artigo abaixo:

 

É tempo de prevenção ao câncer de intestino

Escrito por: Alvaro Steckert Filho, médico coloproctologista

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia promove a campanha Setembro Verde como forma de alertar para a prevenção do câncer colorretal ou câncer de intestino. Muitas das mortes causadas por esta doença poderiam ser evitadas se detectadas precocemente por meio do exame de colonoscopia, tendo em vista que geralmente o câncer é precedido de um pólipo benigno que cresce na parede do intestino e que leva tempo para se desenvolver, cerca de 10 anos.

Este ano uma nova diretriz foi anunciada pela Sociedade Americana do Câncer e antecipou em cinco anos a recomendação para a realização do exame. Em casos onde não há histórico da doença na família, a colonoscopia passa a ser recomendada a partir dos 45 anos. A mudança foi necessária após confirmação do aumento dos casos desse tipo de câncer nos Estados Unidos na faixa etária considerada adultos mais jovens, situação que também identificamos com frequência em nossa rotina diária nos consultórios e hospitais.

O aumento do número de casos nos Estados Unidos, que também pode ser comparado à realidade brasileira, está associado ao estilo de vida muito semelhante, sendo o aumento de peso um dos principais destaques na maior incidência de câncer, incluindo o de intestino. O consumo exagerado de alimentos processados e de carnes vermelhas e embutidos, o sedentarismo, o tabagismo e a ingestão de bebidas alcóolicas, são outros fatores que contribuem para aumentar as chances de câncer colorretal.

 O câncer de colo e reto é a segunda doença mais frequente nas mulheres e a terceira mais presente entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Geralmente não apresenta sintomas na fase inicial e em estágios avançados, pode ser identificada a perda de sangue nas fezes, dor abdominal, alteração do ritmo intestinal, emagrecimento e anemia não explicados por outras causas.

Se você tem algum destes sintomas, predisposição genética, ou mais de 45 anos, procure um médico coloproctologista. Deixe de lado o preconceito e previna-se!

*****
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030-2930
Whatsapp: (48) 3030-2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 RQE 6243
*****

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade