Campanha de alerta à prevenção do câncer de intestino tem apoio e participação dos médicos do nosso corpo clínico

 Pelo segundo ano seguido, os médicos do Gastro Medical Center, de Florianópolis, estão empenhados na campanha Setembro Verde, que tem como objetivo principal, alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de intestino. Esta doença é a segunda mais frequente entre as mulheres e a terceira mais diagnosticado entre os homens brasileiros. Pode ser prevenido por meio da colonoscopia.

 “Geralmente a doença é precedida de um pólipo que demora para se desenvolver. Pela conoloscopia é possível identificá-lo antes que se torne maligno”, afirma a coloproctologista Juliana Stradiotto Steckert.

De acordo com a médica, “a colonoscopia deve ser realizada em todas as pessoas a partir dos 45 anos e em caso de histórico da doença na família, a orientação é que seja feito 10 anos antes da idade do familiar quando diagnosticado com câncer”, orienta.

Além da predisposição genética, o câncer colorretal tem relação com o estilo de vida, e está mais presente nas regiões Sul e Sudeste do País. O coloproctologista Alvaro Steckert Filho, do Gastro Medical Center, explica que a doença acomete na maioria das vezes pacientes que consomem muita carne vermelha e processada, são obesos e sedentários, ingerem álcool e fumam.

 “Ter uma vida saudável e realizar a colonoscopia reduz em muito as chances de desenvolver o câncer colorretal. É muito comum os pacientes terem vergonha de realizar o procedimento e até mesmo, comentar sobre seus problemas de intestino. É importante destacar que o diagnóstico tardio pode prejudicar em muito no tratamento e inclusive resultar na morte”, comenta o médico.

Intestino gigante e mutirão

A mais lúdica das atividades do Setembro Verde será realizada entre 14 a 16 de setembro, no Floripa Shopping, em Florianópolis, onde será instalado um intestino gigante que permite a observação do órgão e como as doenças se instalam. A estrutura inflável tem 13 metros de comprimento e terá orientação durante seu percurso por médicos e estudantes de medicina.

No dia 29 de setembro, um grupo de 20 médicos voluntários e engajados na campanha Setembro Verde, realiza um mutirão de colonoscopia, no Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC). A meta é atender pelo menos 50 destes pacientes que estão na fila do SUS. No ano passado, 52 pacientes foram submetidos à colonoscopia durante o mutirão – 31 deles pela primeira vez. Foi possível diagnosticar dois casos de câncer e 49 pólipos foram localizados e retirados durante o exame.

Realização

A Campanha Setembro Verde é realizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP), Capítulo Catarinense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED/SC) e da Sociedade Catarinense de Gastroenterologia (SCG), contando com o apoio de clínicas de oncologia, gastroenterologia, endoscopia digestiva, medicina nuclear, empresas de materiais de endoscopia, HU/UFSC, além de profissionais e estudantes da área da saúde.

Mais informações:

www.campanhasetembroverde.com.br

www.sbcp.org.br

*****
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030-2930
Whatsapp: (48) 3030-2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 RQE 6243
*****

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade