Procedimento vai além da estética, melhora a saúde e autoestima da pessoa

Quando o assunto é perda de peso, emagrecimento, muita gente aposta em dietas ou soluções “consideradas” milagrosas, que acabam sendo, em muitas situações apenas uma perda de tempo. Entre as alternativas mais eficientes para isso está o Balão Intragástrico. O tratamento que tem como objetivo emagrecer não precisa de cirurgia, traz bons resultados, melhora a saúde e autoestima. No entanto, para que seja ainda mais satisfatório a pessoa precisa estar disposta e mudar alguns hábitos alimentares e fazer atividade física.

“Como é um tratamento temporário, a pessoa precisa estar disposta a mudar os hábitos alimentares, praticar atividades físicas e manter ativa essa nova rotina, afinal, 80% do resultado cabe ao paciente”, afirma o cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista, Silvio Feiber Filho, que realiza o procedimento há 18 anos.

               Assim, como em qualquer outro tratamento, a pessoa que quer fazer a colocação do balão intragastrico precisa procurar um profissional especializado na área, passar por alguns exames e aí sim realizar o procedimento endoscópico.

               A indicação para a colocação do balão é para pacientes que têm Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 27. De acordo com o médico do Gastro Medical Center, o balão vai ocupar um espaço no estômago que antes era ocupado pela comida e isso fará com que a pessoa tenha aquela sensação de saciedade, de satisfeito, e não queira comer mais e acabe perdendo o peso. No entanto, antes e mesmo após a colocação, é preciso manter uma alimentação equilibrada e fazer consultas de acompanhamento. O tratamento só tem resultado se o paciente for acompanhado por uma equipe multidisciplinar competente.

               “No Gastro Medical Center o paciente além da colocação do balão, realiza o atendimento com uma equipe multidisciplinar que trabalha conosco que é formada por uma psicóloga, que vai fazer avaliações necessárias para a adaptação, aulas com um educador físico para que ele possa indicar e orientar quais são as atividades físicas ideais para o paciente e acompanhamento com uma nutricionista por todo o período do tratamento”, explica.

               Segundo o médico, dois balões estão disponíveis no mercado, um não ajustável, que tem durabilidade de seis meses e um ajustável, que pode ser usado por até 12 meses. Mesmo sendo um pouco mais caro que o outro, o médico considera o balão ajustável a melhor opção pois acabamos tendo um resultado melhor.

              Sílvio Feiber comenta ainda que nos primeiros dias a pessoa pode sentir enjoos e náuseas, o que é bem comum, pois o organismo reconhece o balão como um corpo estranho querendo retirá-lo do estômago.  Mas passado essas sensações, que dura em média 72 horas, paciente passa a ter uma vida normal, tendo menos fome e ficando saciado com menos comida.

               “O tratamento é de um ano, porém a maioria dos pacientes perdem a maior quantidade de peso até o sexto mês. Depois disso é feita apenas uma manutenção e ajuste no balão (isso quando o paciente opta pelo ajustável) e nos próximos seis meses seguintes a pessoa segue perdendo peso. No entanto, é bom deixar claro que a rotina de alimentação equilibrada e atividade física devem ser mantidas para que o resultado seja ainda mais satisfatório”, destaca.

               Silvio explica que o tratamento é uma alternativa ideal para as pessoas que tem alguma contraindicação em fazer cirurgias.

“Em muitos casos a pessoa tem alguma predisposição que a impede te fazer um cirurgia bariátrica, por exemplo, e o uso do balão pode ser uma solução para que a mesma consiga ter uma perda de peso e assim melhorar a saúde e autoestima”, completa.

*****
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030-2930
Whatsapp: (48) 3030-2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 RQE 6243
*****

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade