Exame gera um certo desconforto e embaraço tanto em homens quanto mulheres, mas ele dura apenas alguns minutos e não dói

 O toque retal é um exame realizado por médico coloproctologista para o diagnóstico preliminar de problemas do reto e do ânus, na investigação de algumas condições abdominais e do intestino grosso, e especialmente, na prevenção do câncer do reto. Também é feito por médico ginecologista para auxiliar na avaliação do canal vaginal e útero, pelo urologista, para identificar problemas da próstata e por médicos clínicos e cirurgiões de outras especialidades para auxiliar no diagnóstico preciso, como por exemplo, em casos de apendicite.

A posição de exame é escolhida de acordo com o problema, as características do paciente e a rotina do médico. O exame é realizado geralmente com o paciente deitado sobre o lado esquerdo, com os joelhos fletidos. O médico usa luvas e lubrificante neutro e solicita que o paciente realize um esforço para evacuar. Esta manobra auxilia o relaxamento da tensão da musculatura, o que poderia dificultar muito o exame ou mesmo ocasionar desconforto e dor. O exame gera um certo desconforto e embaraço tanto em homens quanto mulheres, mas ele dura apenas alguns minutos e não dói.

Pacientes com alterações nos hábitos intestinais, como sangramento no ânus, prisão de ventre e incontinência intestinal deve marcar consulta com médico coloproctologista para identificar o problema e iniciar, em caso de indicação médica, o tratamento.

*****
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030-2930
Whatsapp: (48) 3030-2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 RQE 6243
*****

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade