Hepatite C pode ser eliminada do Brasil até 2030

Um plano lançado pelo Ministério da Saúde no início de junho, pretende eliminar a Hepatite C no Brasil até 2030. Esta doença é diagnosticada principalmente em adultos acima de 40 anos e a ideia é simplificar o diagnóstico, ampliar os testes e fortalecer o atendimento às hepatites virais.

De acordo com as equipes do Ministério da Saúde, o maior desafio será localizar os portadores do vírus. “A Hepatite C é uma doença silenciosa e não raro, atendemos pacientes que não têm sintomas, mas os exames diagnosticam a Hepatite”, comenta a médica coloproctologista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Juliana Stradiotto Steckert.

De acordo com a médica, os pacientes devem estar alertas para identificarem o quanto antes se são portadores desse vírus. “A nossa parte – médicos e pacientes, nesse processo para contribuir com a meta do governo, é buscar pelo diagnóstico e o tratamento o mais rápido possível”, destaca Juliana.

A Hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Muitas vezes o paciente descobre ser portador do vírus na bateria de exames de doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado.

A transmissão do vírus da Hepatite C ocorre por meio do contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue, acidentes com material contaminado, no caso de trabalhadores na área da saúde, ou por meio de drogas injetáveis. A transmissão de mãe para filho é rara, cerca de 5%, ocorre no momento do parto. A maioria dos estudos não conseguiu comprovar a transmissão da hepatite C por contato sexual.

Os principais sintomas da Hepatite C são dor e inchaço abdominal, sangramento no esôfago ou no estômago, urina escura, fadiga, febre, coceira, icterícia, perda de apetite e náuseas e vômitos.

A maioria dos pacientes com Hepatite C conseguem remover o vírus com tratamento realizado de acordo com orientação médica. “Orientamos sempre que os pacientes mantenham uma agenda de visitas ao seu médico e que não existe em procurar orientação caso identifique qualquer alteração em seu organismo”, encerra Juliana.

*****
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030-2930
Whatsapp: (48) 3030-2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 RQE 6243
*****

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade