Silvio Feiber Filho no Diário Catarinense

Três mil pessoas aguardam por colonoscopia em SC

Pelo menos três mil pessoas estão na fila para a realização da colonoscopia na rede estadual de saúde. Este exame é indispensável na prevenção do câncer de colo e reto, uma das neoplasias mais comuns entre os brasileiros. Segundo o relatório bianual do Instituto Nacional do Câncer, devem ser identificados 33 mil novos casos em 2016 e 2017. Os sintomas deste tipo de câncer são tardios e por este procedimento é possível identificar pólipos na mucosa do intestino e evitar a malignidade.

O que reforça a preocupação dos médicos e deveria ser um alerta aos gestores de saúde, é que a pactuação de informação entre a rede estadual e os municípios ainda é inadequada o que certamente amplia o número de pessoas que aguardam pelo exame.

No último dia da campanha Setembro Verde, como forma de reforçar a importância da colonoscopia, um grupo de médicos realiza voluntariamente 50 exames no Hospital Universitário (UFSC). Pode parecer pouco quando observamos a fila de espera, mas é uma ação muito importante para quem aguarda há anos na fila do SUS.

Quando se trata da prevenção do câncer colorretal o assunto é complexo.  Primeiro há o preconceito e a falta de informação da população. Depois, a falta de financiamento adequado e a visão obtusa dos gestores que ignoram a importância e as vantagens do investimento em prevenção, optando pelos altos custos de cirurgias e tratamentos oncológicos e pelo consequente afastamento do mercado de trabalho de pessoas em idade ativa.

Durante setembro, a Sociedade Catarinense de Coloproctologia, a Sociedade Brasileira de Endoscopia em Santa Catarina, médicos e clínicas parceiras estiveram empenhados em divulgar sobre o câncer de intestino mesmo sabendo da rara disponibilidade do exame na rede pública.

Precisamos ir além. Temos que manter a vigilância e a cobrança para que ações efetivas garantam acesso da população à saúde de qualidade. Cada um honrando a sua parte, avançaremos. Só não podemos deixar que seja a passos lentos. A saúde não pode esperar.

Por: Sílvio Feiber Filho – cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista

*****
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030-2930
Whatsapp: (48) 3030-2930
E-mail: [email protected]
Website: https://www.gastromedicalcenter.com.br
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 RQE 6243
*****

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade